7.7.08


Nem tudo na vida tem uma explicação. Um ótimo exemplo é a nostalgia.
E pra quem acha que nostalgia é apenas uma tristezinha causada pela saudade, está enganado. A coisa é bem pior. Na verdade, a nostalgia ,que é quase uma delícia às vezes, é uma saudade de um tempo vivido, e na maior parte das vezes Idealizado e o mais bizarro: Irreal. E a nostalgia surge quando se tem a sensação de não poder mais reviver aquele momento. Mas convenhamos, não é uma delícia ficar pensando no que passou?.
Mas o que mais me chamou atenção, foi o fato de que, após inúmeros minutos pensando e conversando com as pessoas, eu pude confirmar que Nostalgia ,diga-se de passagem, doença gravissima e incurável, só tende a aumentar e nunca diminuir quando se está em contato com o que causa a dita cuja, ela Aumenta! Veja só!
Ao contrário da Saudade que tende a diminuir com o contato, e a obsessão que é quase uma necessidade fixa, a Nostalgia só aumenta e não há exatamente uam cura, só o esquecimento ou o conformismo sem os quais eu vivo tranquilamente. E pensar que todo esse tempo o que eu achei que era saudade era nostalgia...
Porém o pior ou melhor, depende da pessoa, é quando você lembra que tinha um sentimento que parecia uma saudade e você começou a achar que era um quase-amor e resolveu esquecer isso, volta com tudo e te deixa com cara de boboca. Ai meu caro e minah cara. Já era. A solução é aceitar e aprender a conviver com essas loucuras do coração...

"Hoje eu acordei me sentindo só
Me sentindo pó, igual a Jó
Hoje eu acordei me sentindo só
Meu Deus tenha dó de mim
Tô aqui sem saber pra onde ir"
Fruto Sagrado - Não quero mais acordar assim


9 comentários:

Artemis disse...

Ter conversas cheias de nostalgia com os amigos às vezes chega a ser bem divertido...~

Sakkie disse...

Eu não sabia a diferença entre saudade e nostalgia >< *morre*

Bruno disse...

Nostalgia consegue ser o melhor e o pior sentimento ao mesmo tempo. Enquanto vc relembra de uma época da sua vida, vc se torna obcecado pela mesma. É uma faca de dois gumes.
Então o melhor é evitar buscar a nostalgia e viver no presente restringindo-se a sentir meras saudades do tempo que se foi... ou vc sentirá como se estivesse enlouquecendo.

;***** amo vc niina!

Suki disse...

Eu lembro que por esses dias nós chegamos a conversar sonre a tal nostalgia, depois daquilo fiquei um bom tempo pensando.. e realmente sou mais nostalgica do que pensava, talvez não só saudade de um tempo que já se passou ou de alguém, mas de alguma oportunidade que eu perdi! Como por exemplo passo horas pensando em algo que eu poderia ter feito e com o passar do tempo esse sentimento que não chega a ser um arrependimento só aumenta. Enfim não é bem uma nostalgia, mas é uma forma de encarar os fatos. Ôh.. até bateu uma incrível nostalgia de uma época gostosa..

Nina, amei o texto e continue sempre com o Blog.

Suki ;*

chica_morena disse...

Lembra quando nós passávamos os almoços falando da nossa infância ou os intervalos falando do desenhos e das coisas que as pessoas mais novas perderam e infelizmente assim, perderam uma das melhores fases dos desenhos?

Ou qm nunca comeu Pingo de Ouro??

Todas as nossas conversas no banheiro, pinturas de unha, cantorias, brigas, abraço escandalosos tem um lurgazinho no meu coração...

Um dia eu vou pegar uma foto nossa e mostrar para os meu filhos e dizer:" Essa aqui é uma das melhores pessoas que conheci em toda a minha vida... E sabe o melhor?? Ela até hj faz parte dela"

Senti uma louca vontade de dizer como te amo amiga, e vendo o seu comentário eu lembro que tem alguém tão parecida cmg e ao msm tempo tão diferente...

Será que isso é nostagia?? Ou será que é saudade???

Oscar disse...

Falando em nostalgia... E vendo o blog... EU me lembrei d qnd a gnt ficou um recreio inteiro divagando sobre o céu branco... XD
Ai ai...
Bjão!

Filipe disse...

Mariana eu entendi a definição da nostalgia em si, que é sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. Isso Não deve ser muito agradável uma vez que você volta para a realidade, que é bem diferente. Bem já no meu caso é diferente, penso que os anos da minha vida me serviram como experiencia, e que daqui pra frente só depende de mim tornar meus sonhos realidade... Meu mal é ser "incomformado" com a maioria das coisas. Cada pessoa tem um jeito de ser. Bem não sei se eu fui superficial demais,mas é porque só no seu lugar eu entederia o que isso significa. Te adoro NINA!

Musashi disse...

Realmente nostalgia é um bom sentimento, só que faca de gois gumes mesmo é o amor, que tende a ser bom e mau ao mesmo tempo, nos confundindo e marcando.
Nostalgia é um sentimento legal, eu sou nostalgico só que a nostalgia vem porque vejo besteiras que já fiz e como eu mudei de lá pra cá e como ainda mudo constantemente. Nostalgia é bom de sentir, desde que não seja arrependimento e se viva constantemente pensando no passado relembrando coisas que se viveu e esquecer do presente que realmente é o que importa

Lenhaa . disse...

Mari, vc é a nostalgia em pessoas, altos papos e a gente sempre fica lembrando do passado